PSF Camarão
Para atingir seu objetivo, o PSF_CAMARÃO adota uma metodologia de trabalho baseada na promoção da saúde e para tanto adota diversas estratégias, tais como:
1) Os “Agentes de Saúde”, onde participam os estudantes de Eng. de Aquicultura (UFRN), Oceanografia e Eng. de Pesca (UFC), Eng. de Pesca (UFERSA), estudantes do IFRN (Macau – RN) e IFCE (Aracati e Acaraú – CE). Eles trabalham em conjunto com os técnicos das fazendas e buscam as informações básicas através de Registros de Ocorrências Mensais, Biopatometria, Análises a Fresco e Preparação de Amostra para envio ao laboratório (Fig. 2).
Figura 2 – Reunião entre agentes de saúde e produtores na bacia do Jaguaribe – CE.
2) Clínicas Tecnológicas onde são apresentados os dados, discutidos os resultados e planejadas as ações técnicas e científicas em cada pólo de produção nos dois Estados (Figura 3).
Figura 3 – Realização de Clínicas Tecnológicas para discussão de ações técnicas e científicas em cada pólo de produção nos dois Estados.
3) Nas clínicas utilizamos a “Ambulância do Camarão” para coletar amostras e levar todos os equipamentos, pessoal e material de consumo para o trabalho com o grupo nas fazendas.
Figura 4 – Ambulância do Camarão utilizada para o trabalho de campo.
4) Os dados gerais das propriedades e das condições de saúde dos camarões são organizados no “GERASAÚDE NO CAMARÃO” que auxilia nas tomadas de decisão no trabalho de cada grupo (FIG 5).
Figura 5 – Sistema de suporte a tomada de decisão do PSF-CAMARÃO.
5) Para a avaliação anual e planejamento das ações em todos os pólos de produção são realizadas “Oficinas” anualmente (Fig. 6).
Figura 6 – Oficina de avaliação do PSF_CAMARÃO.
6) Além das respostas técnicas de curto prazo junto ao setor, são geradas perguntas científicas e discutidas com a comunidade científica envolvida direta e/ou indiretamente. Desta forma, todos os pilares das atividades acadêmicas se comunicam através da indissociabilidade entre a extensão, o ensino e a pesquisa (Fig. 7).
Figura 7 – Indissociabilidade entre a extensão, o ensino e pesquisa através do
PSF_CAMARÃO.
Prof. Dr. Pedro Carlos Cunha Martins
Coordenador do PSF_CAMARÃO